Os grandes lábios vaginais podem sofrer com alterações tamanho e volume. Dentre as causas de perda de volume, destaca-se o emagrecimento, o envelhecimento e a redução dos níveis hormonais femininos (menopausa), ou utilização de hormônios masculinizantes (anabolizantes). Já o aumento de volume pode ocorrer mais frequentemente no ganho de peso, durante a gestação e por causas genéticas. Nos casos de perda de volume, a Lipoenxertia ou Aumento dos Grandes Lábios Vaginais é o procedimento mais indicado. Normalmente retira-se a gordura do próprio abdome. O processo de extração é realizado com cânulas finas e o preparo externo destas células envolve etapas de filtração, decantação e purificação. A introdução da gordura é realizada também com cânulas finas, “esculpindo” o volume em cada um dos grandes lábios. Geralmente observa-se algum grau de reabsorção, necessitando repetir o mesmo procedimento outra vez. Nos casos de aumento de volume em grandes lábios vaginais , indica-se a Lipoaspiração dos Grandes Lábios Vaginais com cânulas bem finas. O cuidado em não se retirar gordura em excesso é fundamental para não produzir irregularidades e ou queda da pele.
Dúvidas frequentes
1) Qual o volume dos grandes lábios pode ser considerado como aparência “normal”?
Na verdade não existe um padrão considerado ideal de volume em grandes lábios. Acredita-se que o volume dos grandes lábios deve ser suficiente para “esconder” a porção média e inferior dos pequenos lábios.
2) Qual anestesia é mais usada?
Local, peridural ou raquidiana, todas com sedação.
3) Quanto tempo dura a cirurgia?
A lipoaspiração do pubis tem duração média de trinta minutos.
4) Onde ficará a minha futura cicatriz?
A cicatriz da lipoaspiração dos grandes lábios ficará escondida dentro das vestes íntimas, assim como a lipoenxertia nesta mesma área.
5) Posso aumentar os lábios vaginais com outras substâncias que não a gordura? Quais?
Sim. São descritos: ácido hialurônico, metacrilato, colágeno bovino, etc. Exceto o ácido hialurônico, nenhumas destas substâncias é recomendada.
6) Quais intercorrências comuns possíveis de acontecer?
Edema exagerado (inchaço), equimoses (manchas roxas), absorção parcial da gordura (lipoenxertia).
7) Quando poderei ter o resultado definitivo?
Após a regressão completa do inchaço, em torno de 6 meses a um ano.
8) Quando poderei retornar às minhas atividades físicas habituais?
Após um mês de cirurgia.
9) Quando poderei ter relações sexuais?
Após duas semanas de cirurgia.