Revelado na década de 1950, o ponto G, também é conhecido como ponto de Gräfenberg, em referência ao ginecologista alemão Ernst Gräfenberg. É caracterizado como uma zona erógena da vagina que, quando estimulada corretamente, pode expandir-se e assim conduzir a elevados níveis de excitação sexual, com intensos orgasmos e um potencial na ejaculação feminina. O chamado G Spot foi idealizado por dois cirurgiões de Beverly Hills chamados David Matlock, M.D., e Alexander Simopoulos, M.D. Na sua casuística, 87% das mulheres que se submeteram ao procedimento obtiveram aumento da sensação de prazer. Isto não significa que exista esta garantia para o seu caso. Cada um reage de forma diferente e o Ponto G é apenas um dos componentes na amplificação do prazer sexual feminino. O Aumento do Ponto G pode ser considerado um procedimento médico não cirúrgico, isto é, pode ser realizado no consultório, No entanto, como complementação de procedimentos cirúrgicos de Rejuvenescimento Vaginal, pode ser realizado também em bloco cirúrgico. Através da injeção numa área específica da parede anterior da vagina, aplica-se uma substância preenchedora (Ácido Hialurônico ou Colágeno Bovino). O objetivo é expandir os tecidos locais, aumentando a superfície de contato na passagem do pênis na região, amplificando a sensação de prazer. A substância de ácido hialurônico é um produto biológico extraído de organismos vivos. Normalmente está presente em todo nosso corpo, ligado diretamente a moléculas de água dentro das células. Tem vários efeitos, mas o importante saber é que ele é responsável pela retenção da moléculas de água dentro das células, produzindo, consequentemente, uma tumefação local. A equipe cirúrgica é composta por dois cirurgiões plásticos Membros Titulares da SBCP e um Ginecologista especialista pela SBGO.
Dúvidas frequentes
1) O que é o “Aumento do Ponto G?
É o procedimento não cirúrgico de injeção de uma substância preenchedora (Ácido Hialurônico) na área correspondente ao “ponto G”.
2) Qual a indicação do “Aumento do Ponto G”?
Geralmente são mulheres com histórico perda ou diminuição do prazer sexual.
3) Existe alguma contra-indicação para realização deste procedimento?
Não. No entanto, habitualmente recomendamos ausência completa de corrimentos suspeitos de infecções e qualquer sintoma de infecção urinária.
4) Qual deve ser o preparo para realização do Aumento do Ponto G?
É recomendado a realização de limpeza íntima com sabonetes antissépticos específicos no dia anterior e imediatamente antes do procedimento. É solicitado a paciente que esvazie a sua bexiga, afim de diminuir a vontade de urinar durante o procedimento.
5) Há necessidade de anestesia local? É muito doloroso?
Não, não é necessário qualquer tipo de anestesia e o procedimento é praticamente indolor. No entanto, em casos selecionados, um pequeno “botão anestésico” pode ser realizado antes da injeção.
6) Quanto tempo dura a o procedimento de Aumento do Ponto G?
Tem duração máxima de 20 minutos.
7) Como consigo identificar o “meu ponto G”?
Geralmente localiza-se na parede anterior da vagina, aproximadamente a seis centímetros do intróito (abertura). Tem sido correlacionado o ponto onde o canal uretral se torna mais próximo da parede anterior da vagina, ou onde estão as glândulas de Skene (equivalente a próstata no homem), ou mesmo uma extensão do clitóris. Em algumas mulheres pode ser palpada e sentida uma tumefação local. Já em outras, continua sendo um mistério.
8) Como é realizada o Aumento do Ponto G?
Com o paciente em posição ginecológica, é introduzido um espéculo vaginal descartável e realizado a infiltração da substância com uma agulha fina e longa de cerca de 1 a 3 ml em um ponto específico na parede anterior da vagina. Depois de finalizado (cerca de 10 segundos), é utilizado um tampão externo para evitar pequenos sangramentos na roupa.
9) Quanto tempo dura o efeito da substância?
Normalmente o Ácido Hialurônico, nesta área, é absorvido num período de seis meses.
10) Quais intercorrências possíveis de acontecer?
As complicações são raras e podem ser desde uma reabsorção rápida da substância (com perda precoce do seu efeito), reação alérgica aos conservantes do produto, até complicações mais sérias como compressão uretral (grandes volumes de injeção próximo ao canal uretral, levando a uretrites e infecção urinária).
11) O que posso esperar do resultado do Aumento do Ponto G?
Uma amplificação das sensações de prazer durante o estímulo e relação sexual. No entanto, em 13% dos casos descritos, não há modificação da sensibilidade.
12) Quando poderei ter relações sexuais?
Após 12 horas do término do procedimento.
Recomendações pré-operatórias
- Realizar uma limpeza na vulva no dia anterior e no dia da cirurgia com sabão antisséptico específico;
- Programar a cirurgia para um período fora do período menstrual (apesar de não haver contra indicação);
- Não utilizar nenhum medicamento a base de ácido acetil salicílico (Doril, Aspirina, Melhoral, Sonrisal, Coristina, Alka Seltzer, Sal de Frutas, Buferin, Sperhist, etc.), bem como Ginkgo Biloba, drogas ilícitas, antidepressivos, pílulas anticoncepcionais e anorexígenos (entre outros).
- Não fumar 30 dias antes e 30 dias depois da cirurgia.
- Não ingerir líquidos ou alimentos por 8h antes da cirurgia.
- Medicamentos de uso controlado (anti hipertensivos, hipoglicemiantes, etc.) poderão ser ingeridos com muito pouca água no dia da cirurgia.
Recomendações pós-operatórias
- Permaneça em repouso relativo, mantendo-se deitada ou sentada por uma semana.
- Realize a higiene vaginal duas vezes ao dia com antisséptico íntimo próprio e enxágue com água morna.
- Aplique bolsa de gelo sobre a área operada, durante um minuto, com intervalo de cinco minutos, durante as primeiras 72 horas.
- Na presença de dificuldade para urinar, aplicar bolsa de água morna na região abdominal baixa.
- Utilize roupas íntimas frouxas por duas semanas.
- Evite utilizar absorventes internos por seis semanas.
- Evite relações sexuais por seis semanas.
- Retorne ao trabalho uma semana ou dez dias após a cirurgia.