• Português
  • English
logo
  • Marque uma consulta
    (31) 3141 4294
  • Tire suas dúvidas
    (31) 9 8428 7983
  • Torsoplastia: descubra o body lift e elimine as dobras da pele

    Torsoplastia: descubra o body lift e elimine as dobras da pele

    Torsoplastia corresponde ao procedimento cirúrgico de correção das dobras de pele em região dorsal provenientes do prolongamento da flacidez de pele abdominal lateral e anterior. É também chamado de Body lift, proporcionando tratamento combinado das regiões abdominal, lateral de coxas, glútea e flancos.

    O procedimento também pode ser conhecido como: dermolipectomia dorsal e em flancos, flancoplastia ou abdominoplastia Circuferencial

    Pode estender-se lateralmente (flancoplastia) e anteriormente (abdominoplastia).

    A cirurgia plástica de torsoplastia pode ser considerada uma boa alternativa no tratamento de ex-obesos, em que a grande perda ponderal permitiu uma queda de toda região externa de coxas (culotes), nádegas e região abdominal lateral. Já pessoas demasiadamente obesas obtêm resultado estético pouco satisfatório com esta cirurgia, mas conseguem recuperar parte da capacidade funcional com melhora na locomoção.

    Eventualmente pode ocorrer a associação com a lipoaspiração de coxas, culotes e dorso superior (acima da cicatriz superior). Este procedimento facilita a “subida” dos tecidos (pele e gordura superficial), que são suturados no plano profundo muscular. Cada caso deve ser ponderado de acordo com a necessidade individual, baseado no grau de queda da pele na região lateral na cintura, culotes e em nádegas.

    A Torsoplastia, quando associada ao Lifting Glúteo, pode incorporar um retalho de gordura e derme (chamado retalho dermogorduroso), ao qual possibilita o aumento de volume na região glútea.

    Dúvidas frequentes sobre a torsoplastia/body lift

    1) O que é cirurgia de Torsoplastia?

    É a cirurgia de remoção do excedente de pele e/ou gordura na região dorsal, abdominal lateral (flancos) e abdominal anterior.

    2) Qual a indicação para realização da Torsoplastia?

    Pacientes com grandes emagrecimentos e com grande quantidade de dobras circunferenciais (anterior, posterior e laterais).

    3) Qual anestesia é mais usada?

    Anestesia Peridural com sedação ou anestesia geral.

    4) Quanto tempo dura a cirurgia?

    A Torsoplastia tem duração entre 3 a 6 horas.

    5) Onde ficará a minha futura cicatriz? Ela ficará visível?

    Na maioria das vezes a cicatriz fica escondida nas vestes íntimas do(a) paciente.

    6) Quais intercorrências comuns possíveis de acontecer?

    Deiscência da sutura (abertura dos pontos), queda dos tecidos, edema (inchaço), equimoses (manchas roxas), sangramento discreto pelas cicatrizes, seroma (drenagem de secreção amarela clara pela cicatriz), cicatrizes alargadas, hipertrofiadas, hiper ou hipocrômicas, etc.

    7) A cirurgia é muito dolorosa?

    Não. Na grande maioria das vezes a dor é controlada com analgésicos habituais.

    8) Quando poderei retornar às minhas atividades físicas habituais?

    Após um mês de cirurgia.

    9) Quais as orientações no pós-operatório?

    Usar malha compressiva mais meia antitrombótica por pelo menos 30 dias, evitar agachar por três dias, evitar executar atividades físicas intensas nos dois primeiros meses, evitar correr e subir escadas por 60 dias, seguir a todas orientações médicas e usar o anticoagulante por pelo menos uma semana depois da cirurgia.

    Este conteúdo é apenas para fins informativos. Não se destina a representar técnica cirúrgica real ou resultados. A informação não se destina a ser um substituto para a consulta médica profissional, diagnóstico, tratamento ou cuidado de pós-operatório. Procure sempre o aconselhamento de um profissional médico capacitado e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).