• Português
  • English
logo
  • Marque uma consulta
    (31) 3141 4294
  • Tire suas dúvidas
    (31) 9 8428 7983
  • Conheça a braquioplastia — cirurgia plástica nos braços

    Conheça a braquioplastia — cirurgia plástica nos braços

    A Braquioplastia é a cirurgia de remoção do excedente de pele (flacidez cutânea) e/ou gordura da face póstero medial (interna) dos braços. Pode ser chamada também de dermolipectomia braquial ou dermolipectomia em braços.

    As queixas que levam alguém a fazer uma plástica nos braços podem ser estéticas e/ou funcionais. A cirurgia varia de acordo com a deformidade. Entenda em 10 dúvidas

    Dúvidas frequentes

    1. O que é Braquioplastia?

    É a cirurgia de remoção do excedente de pele e ou gordura dos braços.

    2. Qual a indicação da Braquioplastia?

    Pacientes com queixa estética ou funcional dos braços.

    3. Quais são os níveis de deformidades tratados por uma braquioplastia?

    Primeiro nível

    O primeiro nível apresenta um aumento de gordura, sem flacidez de pele. Pode ser tratado com a técnica lipoaspirativa e, em especial, a SLIM LIPO (vide Lipoaspiração à laser).

    Segundo nível

    O segundo nível apresenta uma flacidez de pele, sem aumento de gordura. Neste caso, a única opção cirúrgica é a ressecção de pele, sem lipoaspiração. Pode ser realizada de diversas formas: ressecção de um triângulo de pele, ressecção de um fuso ou ressecção em Mini “T” ou Mini “L”.

    Terceiro nível

    O terceiro nível apresenta uma flacidez de pele e aumento de gordura. Pode se associar a técnica de lipoaspiração com ressecção de pele. Geralmente a ressecção de pele é um fuso com um desenho parecido com “peixe”, cuja cauda localiza-se próximo da axila. A extensão da cicatriz pode chegar próximo ao cotovelo.

    Quarto nível

    O quarto nível apresenta uma flacidez extensa da pele ao longo do braço e a axila. Nestes casos, há necessidade de uma associação da braquioplastia mais plástica da axila, com uma cicatriz que termina próximo a marca do soutien.

    4) Qual anestesia é mais usada?

    Local com sedação, bloqueio do plexo com sedação ou anestesia geral.

    5. Quanto tempo dura a cirurgia?

    A Braquioplastia tem duração entre 2 a 4 horas.

    6. Onde ficará a minha futura cicatriz? Ela ficará visível?

    No caso da lipoaspiração, escondidas na prega axilar e cubital. Nas outras, bastante visíveis e aparentes, longitudinais em braços, podendo ocupar as axilas e até mesmo estender-se na linha axilar posterior.

    7. Quais intercorrências comuns possíveis de acontecer?

    Edema (inchaço), equimoses (manchas roxas), sangramento discreto pelas cicatrizes, seroma (drenagem de secreção amarela clara pela cicatriz), cicatrizes alargadas, hipertrofiadas, hiper ou hipocrômicas etc.

    8. A cirurgia é muito dolorosa?

    Não. Na grande maioria das vezes a dor é controlada com analgésicos habituais.

    9. Quando poderei retornar às minhas atividades físicas habituais?

    Após um mês de cirurgia.

    10. Quais as orientações no pós-operatório?

    Usar malha compressiva por pelo menos quinze dias, evitar executar atividades físicas intensas no primeiro mês, evitar elevar os braços ao nível ou acima dos ombros e seguir a todas orientações médicas.

    Este conteúdo é apenas para fins informativos. Não se destina a representar técnica cirúrgica real ou resultados. A informação não se destina a ser um substituto para a consulta médica profissional, diagnóstico, tratamento ou cuidado de pós-operatório. Procure sempre o aconselhamento de um profissional médico capacitado e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).